sábado, 17 de outubro de 2015

Dia Mundial das Missões 2015



“Bendito seja o Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que no alto do Céu nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo.” (Ef 1,3)




Caros Amigos/as:
Uma saudação especial neste mês missionário, especialmente nesta semana em que nos preparamos para celebrar o Domingo Mundial das Missões (18 de Outubro).
Estou de regresso à Missão de Gilgel Beles, depois de uns meses em Portugal para descansar e recuperar as forças.
O primeiro pensamento é de gratidão por voltar a esta terra, para mim a “Terra prometida” que o Senhor me deu. Por isso agradeço a Deus, com as palavras do grande apóstolo e missionário Paulo, por todas estas bênçãos espirituais que me deu em Cristo. Agradeço a Deus por todas as pessoas que tive a oportunidade de encontrar e que me encorajaram e continuam a encorajar com a sua amizade, oração e partilha solidária.
Tornar à Missão é rever amigos e colaboradores e continuar o trabalho...
Bendito seja Deus porque tanto me abençoa!

 “Graças ao Deus das misericórdias, o meu Vicariato e as suas obras vão bem, segundo o espírito de Jesus Cristo e consegue-se fazer não pouco bem, mas muito, apesar das enormes dificuldades e das cruzes que me vêm de quem, ao invés, deveria originar-me satisfações. Mas as obras de Deus foram sempre assim. Confiado n’Ele, conduzo a minha vida contente ante a perspectiva de morrer por Jesus e pela Nigrícia.”(Daniel Comboni, Escritos 6956)

Estas palavras do nosso fundador são para mim inspiradoras porque o trabalho na missão continua, não sem desafios e por vezes desânimos, mas estas são dores de parto que geram algo de novo e continuamos com confiança porque a missão não é nossa, somos apenas instrumentos nas suas mãos. As dificuldades não nos abatem. Quando me dizem “esperamos que estejas bem, dentro das possibilidades no meio das dificuldades” penso a isto mesmo, e são mais importantes as alegrias que encontramos que o próprio peso das dificuldades!

“Constituamo-nos em «estado permanente de missão»,em todas as regiões da terra.” (Papa Francisco, A Alegria do Evangelho, 25)

O trabalho na Missão continua. A minha chegada coincidiu com a preparação da festa da paróquia dedicada a Nossa Senhora. Este ano tivémos uma celebração muito especial com a apresentação a toda a comunidade paroquial da imagem de Nossa Senhora de Fátima que trouxe comigo, oferta do Santuário de Fátima. Preparámos um andor e levámos nossa Senhora em procissão! Para além disso celebrámos com solenidade S. Daniel Comboni, apóstolo da África e fundador dos Missionários Combonianos. Tivémos ainda outros dois motivos para celebrar: os 10 anos da inauguração do jardim de Infância da Missão e da consagração da igreja paroquial.

Os cristão acorreram com alegria e entusiasmo. Esta Igreja Jovem continua a crescer e a criar raízes cada vez mais profundas. Este é o estado permanente de Missão que o Papa convida todos nós a viver: deixar-se conquistar por Jesus e depois...ir, sair...ajudar outras a encontrá-Lo!
Para terminar, sublinho algumas frases tiradas da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões que podereis encontrar neste endereço:

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/missions/documents/papa-francesco_20150524_giornata-missionaria2015.html

“Neste ano de 2015, o Dia Mundial das Missões tem como pano de fundo o Ano da Vida Consagrada, que serve de estímulo para a sua oração e reflexão.”
“A missão faz parte da «gramática» da fé, é algo de imprescindível para quem se coloca à escuta da voz do Espírito, que sussurra «vem» e «vai».”
“Quem segue Cristo não pode deixar de tornar-se missionário, e sabe que Jesus «caminha com ele, fala com ele, respira com ele, trabalha com ele. Sente Jesus vivo com ele, no meio da tarefa missionária» (Exort. ap. Evangelii Gaudium, 266).”


“A missão é uma paixão por Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, uma paixão pelas pessoas. Quando nos detemos em oração diante de Jesus crucificado, reconhecemos a grandeza do seu amor, que nos dignifica e sustenta e, simultaneamente, apercebemo-nos de que aquele amor, saído do seu coração trespassado, estende-se a todo o povo de Deus e à humanidade inteira; e, precisamente deste modo, sentimos também que Ele quer servir-Se de nós para chegar cada vez mais perto do seu povo amado (cf. Ibid., 268) e de todos aqueles que O procuram de coração sincero.”
“Todos são chamados a anunciar o Evangelho pelo testemunho da vida; e, de forma especial aos consagrados, é pedido para ouvirem a voz do Espírito que os chama a partir para as grandes periferias da missão, entre os povos onde ainda não chegou o Evangelho.”
“É urgente repropor o ideal da missão com o seu centro em Jesus Cristo e a sua exigência na doação total de si mesmo ao anúncio do Evangelho.”
“Hoje, a missão enfrenta o desafio de respeitar a necessidade que todos os povos têm de recomeçar das próprias raízes e salvaguardar os valores das respectivas culturas.”
“«Quem são os destinatários privilegiados do anúncio evangélico?» A resposta é clara; encontramo-la no próprio Evangelho: os pobres, os humildes e os doentes, aqueles que muitas vezes são desprezados e esquecidos, aqueles que não te podem retribuir (cf. Lc 14, 13-14).”
“A paixão do missionário é o Evangelho.”


“O Evangelho é fonte de alegria, liberdade e salvação para cada homem. Ciente deste dom, a Igreja não se cansa de anunciar, incessantemente, a todos «O que existia desde o princípio, O que ouvimos, O que vimos com os nossos olhos» (1 Jo 1, 1).”
“A missão dos servidores da Palavra – bispos, sacerdotes, religiosos e leigos – é colocar a todos, sem excluir ninguém, em relação pessoal com Cristo.”

Boa Missão, meu irmão, minha irmã!!
Com amizade,

Quim, mccj

Sem comentários: