domingo, 27 de setembro de 2009

MELKAM MESKEL!


Meskel (Ge'ez: መሰቀል), na Igreja ortodoxa da Etiópia é uma festa anual que comemora a descoberta da verdadeira cruz de Cristo, atribuída, Segundo a Tradição a S. Helena, mãe do imperador romano Constantino, no século IV. Esta ocorre no dia 17 do mês Meskerem do calendário etíope (27 ou 28 de Setembro no calendário gregoriano usado na Europa).

Esta festa existe também na Igreja católica ocidental, é celebrada normalmente no dia 14 de Setembro com o nome de exaltação da Santa Cruz. Também outras igrejas ortodoxas e protestantes celebram esta festa.

A celebração desta festa inclui a realização de uma grande fogueira onde são queimados troncos, ramos e incense, chamada Demera. Segundo a tradição, a rainha Helena teve uma revelação durante um sonho. Nessa revelação foi-lhe dito que deveria fazer uma fogueira. O fumo que dela saísse indicar-lhe-ia o lugar onde a verdadeira cruz de Jesus fora enterrada. Ela ordenou ao povo de Jerusalém que juntasse lenha para poder fazer o fogo. O fumo subiu para o céu e voltou de novo para o solo, exactamente no local onde a cruz tinha sido enterrada.

Esta festa na Etiópia tem uma particular importância porque se acredita que uma parte da verdadeira cruz de Jesus foi trazida para a Etiópia, proveniente do Egipto.

Para além da veracidade ou não desta lenda, a festa da exaltação da cruz é importante para cada cristão, na cruz celebramos o próprio Jesus que vai `a cruz por mim, por cada homem e a cruz representa também a vitória de Jesus sobre a morte e sobre as tantas “mortes” que também nós experimentamos. A cruz continua precisamente a dizer-nos que a nossa vida é para doar com amor e para dar vida aos demais. A cruz é mais do que o sofrimento da Sexta-feira Santa, é o sinal + (mais) para cada um de nós, a exemplo de Jesus que “veio para que todos tenham vida em abundância” (Jo10,10). E isto torna-se uma realidade na vida deste povo pobre, mas que faz festa, sente a vida que o Senhor lhe dá e não tem medo de o dizer publicamente com danças, cantos que vemos e ouvimos pelas ruas da cidade. Sem dúvida este ambiente de festa contagia um estrangeiro que se pergunta porquê uma multidão de gente se reúne para celebrar Meskel com danças, uma grande fogueira na praça mais importante de Addis Abeba, uma verdadeira manifestação de fé e de VIDA.

Sem comentários: