sexta-feira, 14 de maio de 2010

EU ACREDITO

Portugal está a viver nestes dias um importante evento: a visita di Papa Bento XVI.
Como português, mesmo no estrangeiro estou a tentar seguir este evento o melhor que posso. Aqui na Etiópia, graças à tecnologia da televisão por satélite, pude acompanhar esta visita pela transmissão que a RTP internacional ofereceu. Deixo aqui os parabéns ao pessoal da televisão pública por este granmde serviço.
Gostaria de deixar aqui a minha surpresa pela forma como o país se mobilizou, não tanto pelo papa, mas por quem ele representa. Senti vibrar em mim o orgulho de ser Jovem e português ao ver os cerca de 10000 jovens que se fizeram sentir e ver em Lisboa, especialmente na missa do Terreiro do Paço. Afianl Crissto continua ainda hoje a fazer “estremecer”. O coração dos jovens. O Papa teve também uma palavra especial para eles na homilia:
"Queridos Irmãos e jovens amigos, Cristo está sempre connosco e caminha sempre com a sua Igreja, acompanha-a e guarda-a, como Ele nos disse: «Eu estou sempre convosco, até ao fim dos tempos» (Mt 28, 20). Nunca duvideis da sua presença! Procurai sempre o Senhor Jesus, crescei na amizade com Ele, comungai-O. Aprendei a ouvir e a conhecer a sua palavra e também a reconhecê-Lo nos pobres. Vivei a vossa vida com alegria e entusiasmo, certos da sua presença e da sua amizade gratuita, generosa, fiel até à morte de cruz. Testemunhai a alegria desta sua presença forte e suave a todos, a começar pelos da vossa idade. Dizei-lhes que é belo ser amigo de Jesus e que vale a pena segui-Lo. Com o vosso entusiasmo, mostrai que, entre tantos modos de viver que hoje o mundo parece oferecer-nos –  todos aparentemente do mesmo nível – , só seguindo Jesus é que se encontra o verdadeiro sentido da vida e, consequentemente, a alegria verdadeira e duradoura. 
Buscai diariamente a protecção de Maria, a Mãe do Senhor e espelho de toda a santidade. Ela, a Toda Santa, ajudar-vos-á a ser fiéis discípulos do seu Filho Jesus Cristo." 
É grande o legado que o Papa fez aos cristãos portugueses, especialmente aos jovens. O meu desejo, feito oração é que os nossos jovens façam eco destas palavras no profundo do coração e das suas vidas, as tornem uma escolha de vida. O mundo precisa deles para serem instrumentos de VIDA para os outros. Aqui na Etiópia, é uito evidente o quanto o mundo precisa de jovens generosos para anunciar Cristo aos outros.
Que este “EU ACREDITO” sejam vidas generosas que se dão, mesmo em tempos difíceis como o nosso!

Sem comentários: