sexta-feira, 11 de junho de 2010

Celebrar a vida doada com amor


“Este Coração (de Jesus) adorável, divinizado pela união hipostática do Verbo com a humana natureza em Jesus Cristo nosso salvador, livre sempre de toda a culpa e rico em toda a graça, não conheceu um instante desde a sua formação em que não palpitasse com o mais puro e misericordioso amor pelos homens. Desde o sagrado berço de Belém, apressa-se a anunciar pela primeira vez a paz ao mundo: menino no Egipto, solitário em Nazaré, evangelizador na Palestina, partilha a sua sorte com os pobres, convida os pequenos e desafortunados a que se aproximem, conforta e cura os doentes, devolve os mortos à vida, chama ao bom caminho os extraviados e perdoa aos arrependidos; moribundo na cruz, na sua extrema mansidão reza pelos seus crucificadores; glorioso ressuscitado, manda os Apóstolos pregar a salvação ao mundo inteiro.
Este coração divino, que tolerou ser atravessado por uma lança inimiga, para saírem do seu lado aberto os sacramentos com que se formou a Igreja, de nenhum modo deixou de amar os homens, mas vive permanentemente nos nossos altares, prisioneiro de amor e vítima propiciatória de todo o mundo.”
(S. Daniel Comboni, Escritos 3323-3324)

Celebramos hoje a festa do coração de Jesus que este ano coincide com o encerrammento do ano dedicado ao sacerdócio. Um tempo em que tivémos oportunidade para reflectir, rezar e viver de especial forma quantos, como Jesus Bom Pastor, dedicam a sua vida com generosidade para que outros vivam.
Feliz (ou infelizmente) fomos confrontados também com as notícias que nos assaltaram de casos de sacerdotes cuja fidelidade a Cristo e ao Evangelho deixa muito a desejar. Estou convencido que a todos nos ajuda a renovar o nosso SIM com generosidade e a abandonar a tibieza de algumas nossas opções e/ou porventura acções e a continuar a missão que nos foi confiada com uma esperançarenovada. Somos portadores de um tesouro muito mais importante que as nossas fraquezas.

Desejo-te caro irmão sacerdote que o Senhor te conceda de ser um pastor segundo o seu coração, fazendo tuas estas atitudes de Jesus:
ü  A Sua doação incondicional ao Pai
ü  A universalidade do seu amor pelo mundo
ü  O seu comprometimento com a dor e a pobreza dos homens.

Boa Missao!

Sem comentários: