quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DECÁLOGO DA SERENIDADE

1. SÓ HOJE : Procurarei viver exclusivamente o dia, sem querer resolver os problemas da vida todos de uma vez.

2. SÓ HOJE : Adaptar-me-ei às circunstâncias sem pretender que as circunstâncias se adaptem todas aos meus desejos.

3. SÓ HOJE : Cuidarei do meu aspecto; serei cortês nas minhas maneiras; não criticarei ninguém e não pretenderei melhorar ou disciplinar os outros, mas apenas a mim mesmo.

4. SÓ HOJE : Serei feliz sabendo que fui criado para a felicidade, não só no outro mundo, mas neste também.

5. SÓ HOJE : Farei pelo menos uma coisa que não desejo fazer, e se me sentir ofendido nos meus sentimentos, procurarei que nada se prolongue.

6. SÓ HOJE : Dedicarei 10 minutos à leitura, recordando que, como o alimento é necessário para o corpo, também a leitura é necessária para a alma.

7. SÓ HOJE : Farei uma boa acção e não direi nada a ninguém.

8. SÓ HOJE : Farei um programa detalhado. Não o cumprirei completamente, mas ao menos o escreverei e evitarei duas calamidades : a PRESSA e a INDECISÃO

9. SÓ HOJE : Acreditarei (ainda que as circunstâncias demonstrem o contrário), que A PROVIDÊNCIA DE DEUS OCUPA-SE DE MIM como se nada mais existisse no mundo.

10. SÓ HOJE : Não terei medo de gozar o que é belo e acreditarei na bondade. Posso FAZER O BEM durante doze horas. O que me desencorajaria seria se pensasse ter que fazê-lo durante toda a minha vida.

(João XXIII)

1 comentário:

Sílvia Lemos Lopes disse...

olá Padre Quim espero que esteja tudo bem contigo... adorei este teu texto e espero que não te importes mas partilhei-o no perfil do meu facebook e sei que alguns amigos meus também já o partilharam.... vai dando noticias.. adorava que partilhasses aqui no teu blog as tuas experiências um grande abraço
Tua amiga Sílvia