terça-feira, 12 de fevereiro de 2013


Arrisca a partir...

Addis Abeba, 3 Fevereiro 2013

DEKA! (Olá!em Gumuz)
Amig@s, partilho convosco um pouco do que me vai no coração neste momento de partir e de chegar novamente à missão!

“E amanhã, quando o sonho acordar,
Agarra a vida, tens um Dom a partilhar!
Olhos nos olhos, e o céu entrou em ti
Vive a alegria, arrisca, arrisca a partir!”

Este é o refrão de uma canção da autoria do pe Leonel Claro cantada pela Banda Missio. Cantaram-na , ou melhor, cantamos todos juntos no inesquecível concerto de despedida em Jesufrei no Domingo passado. Estas palavras ecoaram no meu pensamento e no meu coração desde Jesufrei até à Etiópia.
A cada passo no aeroporto, no avião, as lágrimas corriam pelo meu rosto, tantos rostos, sorrisos, abraços...tantas palavras no coração: é a alegria de arriscar a partir novamente em direcção à terra Gumuz. Alguém muito especial me dizia “vai ser difícil”, e de facto foi difícil! Mas a alegria de partir é muito mais forte que a tristeza que sentimos pela separação física de quem mais amamos e que nos são mais queridos!
Para trás ficaram 3 meses de partilha, de animação em tantos lugares, de contactos com tanta gente: gente bonita que me ensinou tanto...3 meses em que senti quanto são verdadeiras as palavras de Jesus “quem deixa tudo por minha causa receberá cem vezes mais”. Tive a oportunidade de contctar com tanta gente, de receber tanto carinho e amor de tantos amigos, companheiros de viagem nesta aventura que é a vida cristã.

Agarra a vida, tens um Dom a partilhar!
A vida é um dom a receber, a agarrar, e quem agarra não quer perder, ou seja quer viver intensamente: temos uma razão para viver sem perder tempo, sem perder oportunidade Temos que agarrar a vida nas nossas mãos!
Temos um DOM a partilhar, todos, “não há ninguém tão pobre que não tenha nada para dar nem ninguém tão rico que não tenha nada para receber”.

Olhos nos olhos
Porque a vida e o amor são algo muito concreto que passa pela relação interpessoal, pelo acolher o outro e amá-lo. O outro que está ao meu lado e o Outro, Jesus Cristo, Deus, sempre presente. Encontrar é olhar olhos nos olhos  porque os olhos são o espelho da alma...

E o céu entrou em ti...
O céu entar em ti quando te abres para que Deus entre e te transforme!

Vive a alegria,
Quem encontra Cristo abre-se ao amor e só pode experimentar alegria, a alegria de se doar porque  dar é bom, mas dar-se é melhor! E Deus ama quem dá com alegria! A alegria é a marca de Deus na nossa vida.

Arrisca, arrisca a partir!
Porque o céu está em mim, porque vivo  a alegria de ser missionário ao estilo de Comboni, volto para a Etiópia, arrisco a partir porque levo o coração cheio da amizade, da força e do carinho de cada um de vós, mas sobretudo cheio da força do Evangelho que quero continuar a partilhar com o povo Gumuz. Levo mais alguns “quilitos”, mas a certeza que atrás de mim há um “exército” de gente de boa vontade que me apoia! Obrigado a cada um de vós por todos estes “mimos”!!
Hoje, Domingo, descansei até mais tarde, depois celebrei a missa na pequena capela da nossa casa provincial em Addis Abeba. Celebrei a missa sózinho. Comigo porém estava uma multidão de gente: cada um de vós, que recordei com alegria e com saudade.
Para terminar, uma palavra: LAÇIMISA que quer dizer OBRIGADO em língua gumuz. Obrigado a todos e a cada um de vós!
Obrigado pela vossa partilha com a missão em amizade, interesse e dinheiro!
 Deus a todos vos abençoe!

Sem comentários: