quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Mês Missionário: Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões

“Compreendi que a Igreja tinha um corpo, composto de diferentes membros, não lhe faltava o membro mais nobre e mais necessário. Compreendi que a Igreja tinha um coração, e que este coração ardia de amor. Compreendi que só o amor fazia os membros da Igreja agirem, que se o amor viesse a se apagar, os Apóstolos não anunciariam mais o Evangelho, os Mártires se recusariam a derramar seu sangue...”
Santa Teresinha do Menino Jesus

1 de Outubro: começa hoje o mês de Outubro, especialmente dedicado à Missão. A Igreja apresenta-nos a figura de S. Teresinha do Menino Jesus, a grande issionária do Amor, longe das terras da Missão. E, contudo, é a padroeira das Missões.
Santa Teresa do Menino Jesus foi proclamada padroeira principal de todos os missionários e de todas as missões existentes, com São Francisco Xavier, a 14 de Dezembro de 1927, pelo Papa Pio XI.
A padroeira das missões lembra-nos o valor dos “pequenos nadas” e demonstra-nos os benefícios de aceitarmos os nossos limites e assumir a nossa pequenez, sem nos envergonharmos da nossa humanidade. A sua vida retrata a grandiosidade do seu amor a Deus através da simplicidade.
A grande missão de Santa Teresinha é conduzir as pessoas até Deus, dando-lhes a conhecer o seu amor incondicional e fazê-las sentir o quanto são amadas por Ele e, desse modo, reunir com o coração o maior número de filhos junto do Pai.

O conceito de missão é assim ampliado, levando-nos a compreender que, pela oração, também nos podemos tornar missionários. A oração permite-nos uma comunicação mais próxima com Deus, transmite-nos força e esperança e alerta-nos para a presença de Deus nos acontecimentos da nossa vida. É, no fundo, o sustento da acção missionária.

Sem comentários: