quarta-feira, 8 de outubro de 2008

10 de Outubro: Dia Mundial Contra a Pena de Morte


Organizações de diversos países se mobilizam, nesta semana, para intensificar a luta contra a adoção da pena de morte. No próximo dia 10 de outubro se celebra o Dia Mundial Contra a Pena de Morte e uma petição para que os países deixem de adotar esta ferramenta está circulando na internet.
Para assinar basta ir no seguinte endereço:


A petição deverá ser assinada até o dia 13. Depois será encaminhada para autoridades diversas.
A Organização Mundial Contra a Tortura (OMCT) é uma das autoras da petição, que faz um apelo para que se tenha fim a execução de delinqüentes juvenis - uma das principais vítimas do dispositivo. Este tipo de execução, segundo já afirmou a Anistia Internacional, também tem encontra seu público alvo em afro-americanos e latinos, além de populações economicamente mais pobres.
Os dados já coletados pelo estudo "Condenação à Morte e Execuções", da Anistia Internacional dão conta de que, em 2007, mais de 1250 pessoas foram executadas em 24 países, e outras quase 3.500 foram condenadas à morte em 51. Nos últimos anos, apenas 15 Estados aboliram a pena de morte de seus modelos judiciais. China, Irã e Estados Unidos estão entre os países que mais adotaram a pena de morte no ano passado.
Em texto assinado pelo educador porto-riquenho, Roberto Torres Collazo, uma avaliação: "a pena de morte não reduz a criminalidade, é injusta porque é majoritariamente contra os pobres, muitas nação a estão abolindo porque não reduz a criminalidade, segundo muitas pesquisas".

Mais notícias em http://www.crin.org/
Fonte: "Adital"

1 comentário:

Anónimo disse...

Hoje é também dia de S. Daniel Comboni e, por isso, quero saudar-te e desejar que sejas sempre um Comboniano totalmente entregue à causa de Cristo e dos Irmãs mais pobres. Um bom dia!