sábado, 18 de outubro de 2008

19 OUTUBRO: DIA MUNDIAL DAS MISSÕES


A Missão é uma questão de amor
"Gostaria de vos convidar a reflectir acerca da urgência que subsiste em anunciar o Evangelho inclusivamente nesta nossa época. O mandato missionário continua a constituir uma prioridade absoluta para todos os baptizados, chamados a ser «servos e apóstolos de Jesus Cristo»
«Evangelizar constitui, de facto, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade» (Paulo VI, Evangelii Nuntiandi, 14)
A humanidade sofre e espera a verdadeira liberdade, aguarda um mundo diferente, melhor; espera a «redenção». Se, por um lado, o panorama internacional apresenta perspectivas de um desenvolvimento económico e social promissor, por outro, chama a nossa atenção para algumas graves preocupações no que diz respeito ao próprio porvir do homem. Em não poucos casos, a violência caracteriza os relacionamentos entre os indivíduos e os povos; a pobreza oprime milhões de habitantes; as discriminações e às vezes até as perseguições por motivos raciais, culturais e religiosos forçam numerosas pessoas a fugir dos seus países para procurar refúgio e segurança noutros; quando não tem como finalidade a dignidade e o bem do homem, quando não tem em vista um desenvolvimento solidário, o progresso tecnológico perde a sua potencialidade de factor de esperança e, ao contrário, corre o risco de agravar os desequilíbrios e as injustiças já existentes.

Anunciar Cristo e a sua mensagem salvífica constitui um dever premente para todos. «Ai de mim – afirmava São Paulo – se eu não anunciar o Evangelho!» (1 Cor 9, 16).
A actividade missionária é a resposta ao amor com que Deus nos ama. O seu amor redime-nos e impele-nos rumo à missão ad gentes; é a energia espiritual capaz de fazer crescer na família humana a harmonia, a justiça, a comunhão entre as pessoas, as raças e os povos, à qual todos aspiram (cf. Carta Encíclica Deus Caritas Est, 12). Portanto é Deus, que é amor, quem conduz a Igreja rumo às fronteiras da humanidade." (Bento XVI, Mensagem para o DMM 2008)

Sem comentários: